Reservas Online

De: 
noites: 
adultos:
Pesquisar »
Português Português
by Orient-Express

Perfil - Francesco Carli

Francesco Carli está há 13 anos no Brasil - mais precisamente no Rio de Janeiro, primeiramente como Chef do Restaurante Hotel Cipriani e atualmente como Chef Executivo no Copacabana Palace. Vindo do Hotel Cipriani, em Veneza, para uma curta temporada, hoje, não parece pensar em voltar. 

Carli freqüentou a Escola de Hotelaria na Itália, Pellegrino Artusi, até o final de 1980, quando passou a ajudar seu pai no Albergo que possuía. Após o fechamento do hotel, trabalhou em vários restaurantes de hotéis às margens do Adriático, e em 1981 retornou a Asiago para trabalhar na confeitaria Vecchia Milano, conhecida pela qualidade e tradição. Logo após, foi convidado a abrir o restaurante da confeitaria, e sua rotina ficou dividida entre a confeitaria, pela manhã, e a noite no restaurante. 

Do Vecchia Milano, Carli partiu para novos desafios e assumiu a cozinha do Hotel Europa. Logo após, ele recebeu um convite para preencher uma vaga temporária em um renomado restaurante da região, o Lepre Bianca. Exibindo sua arte, Francesco foi convidado a permanecer lá e conciliou por algum tempo os dois restaurantes. Carli permaneceu no Lepre Bianca até 1993.

  Orio Staff Nicola Finamore
 

Nesta mesma época começaram os contatos com o Hotel Cipriani, e em outubro do mesmo ano iniciou seu trabalho em Veneza. Após alguns meses, aceitou o convite de passar uma temporada no Brasil, e não voltou mais. Convidado a ficar, Francesco assumiu o papel de dirigir o Restaurante Hotel Cipriani no Copacabana Palace e teve três meses de adaptação no Rio de Janeiro antes da abertura do restaurante.

O Restaurante já foi eleito o melhor restaurante italiano pela Revista Veja Rio, além de receber prêmios da Revista Gula, Guia Danusa Bárbara, além do Prêmio Romeo e Giulietta recebido na itália. Desde então, Francesco continua colecionando prêmios. O Restaurante Cipriani foi eleito como um dos dez melhores restaurantes do Mundo pela revista americana 'Hotel'.

"Meus pratos - explica Carli - são confeccionados com produtos frescos para valorizar o melhor de seu sabor original. São os ingredientes básicos, e não os molhos, que proporcionam o sabor e o estilo da culinária do norte da Itália, especialmente na região de Veneza. Nenhum produto é refrigerado caso este processo altere seu sabor natural".

Carli ganhou seu primeiro concurso gastronômico patrocinado pela Academia de Culinária Italiana com o tema "O Risotto" (risotto com foie gras, vinho tinto e fondue de trufas pretas).

Francesco também participa de reuniões gastronômicas onde oferece palestras e cursos. Em 2002, junto com outros chefs de cozinha, criou o menu para a Varig, Companhia Aérea Brasileira.

Nas horas vagas, Francesco não pára de trabalhar com as mãos e assume papel de pedreiro, eletricista, escritor ou até pintor. "Sou curioso, gosto de aprender a fazer coisas. Quando estou de folga, essas pequenas obras me atraem e vou aprendendo a fazer um pouco de tudo."


 

Serviços & Ofertas

Melhor Tarifa Disponível

Melhor Tarifa Disponível

Aproveite esta tarifa mais que especial e hospede-se no Copacabana Palace. Mais »
Restaurante Cipriani

Restaurante Cipriani

Um dos melhores restaurantes do Rio que combina sofisticação, elegância e a culinária do Norte da Itália. Mais »